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Subfonds 12G1 - Secretaria de Polícia da Província
Relatórios

Parte de Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

12G1

Título

Secretaria de Polícia da Província

Data(s)

  • 1833 - 1914 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 344 caixas e 228 livros.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A Secretaria de Polícia foi criada pelo regulamento de 1842, que definiu as funções de polícia administrativa e judiciária nas províncias do Império, tendo como chefe máximo o Ministro da Justiça (1). A Secretaria da Polícia tinha como função auxiliar os Chefes de Polícia no expediente e na escrituração das suas atividades. Os Chefes de Polícia eram nomeados diretamente pelo Imperador, entre juízes e desembargadores. Os delegados e subdelegados, por sua vez, eram nomeados pelo presidente da província. A função dos delegados e subdelegados era zelar pela manutenção da ordem pública, instruindo os autos de formação de culpa (mais tarde chamados de inquérito) e ajudando na realização das eleições, no recrutamento de voluntários para as Forças Armadas, bem como fazendo valer as normas dispostas nos códigos de posturas municipais. A Secretaria de Polícia ficou por muitos anos abrigada num prédio localizado na rua das Flores. Após a proclamação da República, a Repartição Central de Polícia acumulou todo o acervo da extinta Secretaria. Nesse grupo estão a correspondência dos Chefes de Polícia do período imperial, livros de registro e assentamento, livros de matrícula dos condutores de tílburis e carroças, livros de registro de empregados domésticos, livros de ocorrências, emolumentos e fianças, além dos processos de formação de culpa, investigações sobre tráfico de africanos e inquéritos produzidos pela Secretaria. Alguns desses processos contêm autos lavrados por Luiz Gama, no tempo em que o famoso rábula abolicionista atuava como escrivão do conselheiro delegado Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça, entre 1856 e 1868. Esses processos foram acumulados junto aos inquéritos elaborados na Repartição Central de Polícia, por isso a data-limite do conjunto se estende até 1914.

(1) Regulamento nº 120, de 31 de janeiro de 1842. Coleção de Leis do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1863.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

A ordenação original foi mantida e os seus documentos estão agrupados nos seguintes conjuntos:


  • 1- Correspondência da Secretaria de Polícia da Província (1833-1889)
                    Caixas: C2436-C2711, C5688, C7867 (278 caixas)
                    Livros: E494, E907, E1486, E1487, E1489, E1490, E1492, E1517, E1518, E1525, E1549, E1551, E1552, E1558, E1570-E1572, E1574, E1575, E1581-E1582, E1605, E1612, E1623-E1626 (27 livros)
  • 2- Registro da correspondência do Chefe de Polícia (1841-1884)
                    Livros: E1475-E1484, E1496-E1516, E1519-E1524, E1526-E1547, E1569, E1577 (61 livros)
  • 3- Registro de ofícios encaminhados ao Chefe de Polícia, delegados e subdelegados (1844-1891)
                    Livros: E470-E508, C7641-C7652 (109 livros)
  • 4- Denúncias e investigações sobre tráfico de africanos (1853-1861)
                    Caixa: C5577 (1 caixa)
  • 5- Controle de ocorrências das delegacias (1843-1871)
                    Livros: E1493-E1495 (3 livros)
  • 6- Processos de formação de culpa e inquéritos (1851-1914)
                    Caixas: C3202-C3265 (64 caixas)
  • 7- Autos de apreensão de notas falsas (1848-1904)
                    Caixas: C3199 (1 caixa)
  • 8- Matrícula de condutores de carroças e tílburis (1882-1895)
                    Livros: C7883-C7885 (9 livros)
  • 9- Registro de empregados domésticos (1886)
                    Livros: E1430 (1 livro)
  • 10- Emolumentos arrecadados (1875-1879):
                    Livros: E1562, E4577 (2 livros)
  • 11- Balancete de despesas secretas da polícia (1875-1886)
                    Livros: E1560, E1579, E4578 (3 livros)
  • 12- Termos de fiança (1842-1871)
                    Livros: E1485 (1 livro)
  • 13- Registro de passaportes da província (1836-1874)
                    Livros: E740, E1485, E1491, E1488, E1601 (5 livros)
  • 14- Matrícula de delegados, subdelegados e suplentes (1864-1892)
                    Livros: E1593, E4663-E4668 (7 livros)

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2018

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções