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Subfonds 10G12 - Pinacoteca do Estado
Relatórios

Parte de Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

10G12

Título

Pinacoteca do Estado

Data(s)

  • 1936 - 1939 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 2 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A Pinacoteca do Estado foi oficialmente criada em 1905, no prédio do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Destinada a abrigar e conservar obras de arte de autores nacionais ou estrangeiros, para exposição permanente ao público, a Pinacoteca foi organizada pelo Secretário do Interior em 1911(1). Nesse período a Secretaria do Interior ficou responsável pelas despesas da Pinacoteca e pela aquisição do seu acervo, parte dele transferido do Museu Paulista. Em 1932, a Pinacoteca passou para responsabilidade da Escola de Belas Artes, e a aquisição de novas obras pela Pinacoteca passou a seguir determinações do Conselho de Orientação Artística. Além disso, foi determinada a confecção de um inventário de todos os bens da Pinacoteca (2). Posteriormente, em 1947, foi criado o Departamento de Artes da Secretaria da Educação e a Pinacoteca passou a fazer parte da Divisão de Exposições Permanentes do Instituto de Belas Artes desse Departamento (3). Em 1967, a Pinacoteca foi transferida da Secretaria da Educação para a Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo (4). Atualmente a Pinacoteca integra a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sendo um dos principais museus de artes visuais do estado.
No grupo Pinacoteca podem ser encontrados inventários de obras de arte, móveis e utensílios, enviados pelos diretores da Escola de Belas Artes, da Pinacoteca e pelo Secretário do Conselho de Orientação Artística para o Secretário da Educação.

(1) Lei 1.271, de 21 de novembro de 1911.
(2) Decreto 5.361, de 28 de janeiro de 1932.
(3) Decreto-Lei 17.104, de 12 de março de 1947.
(4) Decreto 49.165, de 29 de dezembro de 1967.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os documentos da Pinacoteca do Estado ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos.


  • 1- Inventários da Pinacoteca do Estado (1936-1939):
                    Caixas: SE985, SE2359 (2 caixas).

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos.
Parte dos documentos apresenta sujidade.
Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2018

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções