Ver Archival institution
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Zona de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) do nome
- APESP
- DAESP
Tipo
Zona de contato
Informação de contacto
Endereço
Endereço
Rua Voluntários da Pátria, 596
(ao lado da estação do metrô
Tietê)
Localidade
Região
Nome do país
Código Postal
Telefone
Fax
área de descrição
história
O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos órgãos mais antigos da administração pública paulista. Atualmente vinculada à Casa Civil, a instituição é responsável pela formulação de políticas públicas de gestão documental para o Governo do Estado de São Paulo. Além disso, o Arquivo Público possui um rico acervo sobre a História de São Paulo, formado por mais de 10 km lineares de documentação.
A gestão dos documentos públicos garante maior controle da informação que os órgãos do Estado produzem e recebem. Por isso, o Arquivo Público do Estado de São Paulo desempenha um papel fundamental na gestão da informação pública, registrada nos documentos produzidos diariamente pelos milhares de servidores públicos no exercício de suas atividades. É papel do Arquivo Público atuar junto aos demais órgãos da administração estadual no desenvolvimento de instrumentos de gestão documental, como planos de classificação, tabelas de temporalidade e definição de critérios de sigilo.
Todo esse trabalho resulta na formação de um rico acervo de guarda permanente, formado por documentos textuais, fotografias, mapas, ilustrações, jornais, revistas e livros. Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público ou pela internet. Já são mais de 400 mil imagens de documentos digitalizados e disponíveis para consulta em nosso site.
Com isso, o Arquivo Público trabalha para garantir aos cidadãos o pleno acesso às informações de interesse da sociedade, dando transparência às ações do Estado e, com isso, contribuindo para o fortalecimento da nossa democracia.
São Paulo, agosto de 2013
Izaias José de Santana
Coordenador
contexto cultural e geográfico
Mandatos/Fontes de autoridade
estrutura administrativa
Políticas de gestão e entrada de documentos
Prédios
Acervo
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
área de acesso
horário de funcionamento
O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 17h (pedidos até às 16h).
A consulta aos documentos do acervo cartográfico e iconográfico continua com atendimento por hora marcada.
- Acervo iconográfico: fundos dos jornais Última Hora, Movimento e Aqui São Paulo e também fundos privados José Carlos de Macedo Soares e Altino Arantes. O atendimento acontece no 3º andar do Bloco B, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 2089-8129.
- Acervo Cartográfico: Segundo Cartório de Notas e Fundo Secretaria de Agricultura Comércio e Obras Públicas (Grupos IGG e IGC). O atendimento acontece no 3º andar da torre principal, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 2089-8162.
- Acervo Textual Permanente: Fundos Públicos e Privados. O atendimento acontece no salão de consultas da torre principal, no 1º andar.
- Hemeroteca: O atendimento acontece no salão de consultas da torre principal, no 1º andar.